Líder e Gestor Coach

A formação Líder e Gestor Coach proporciona a todos os gestores, administradores e líderes as habilidades necessárias e a compreensão de como os modelos de Coaching, informal e formal, podem trabalhar tanto para eles quanto para o seu pessoal/equipe.

O programa exerce um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional e para a melhoria dos resultados do negócio. Para atingir o faturamento desejado, para a introdução de novos funcionários, a transição de papéis de liderança, a promoção de acesso a novos cargos, a melhoria em grupos alvos, a aceleração do desenvolvimento dos colaboradores; o Coaching é o processo ideal.

Nesta formação, os participantes aprendem as mais recentes e melhores práticas para construção e desenvolvimento de iniciativas de Coaching, as quais geram resultados máximos e duradouros, tanto para os indivíduos como para as organizações; técnicas estas exclusivas no Brasil, trazidas em parceria com o Behavioral Coaching Institute dos Estados Unidos, instituição de desenvolvimento-científico de referência mundial em processo de Coaching Comportamental aplicado ao meio corporativo.

Nota: De acordo com pesquisa realizada (EWB 2009), mais de 80% das organizações utilizam Coaching para desenvolverem suas equipes. Entretanto, menos de 5% das organizações têm treinado formalmente seus gestores no uso das mais recentes e atualizadas práticas do ambiente Coaching. Constatou-se que as habilidades de Coaching e Mentoring  têm se disseminado como algo que gestores “sênior” passam para gestores “intermediários” e estes, por sua vez, para gestores “júnior”. Algumas organizações, apresentam líderes empreendendo alguns cursos curtos (internos e externos) – os Gestores / Líderes têm tipicamente ensinado práticas de Coaching desatualizadas.

 OBJETIVOS DO TREINAMENTO

Integração das Habilidades de Coaching no Papel da Liderança.

A liderança transformacional requer novos caminhos para a comunicação, além daquelas já trabalhadas. Para tanto, as habilidades desenvolvidas no Coaching são fundamentais. Este treinamento é desenvolvido para todos os líderes e gestores que desejam incorporar habilidades de Coaching em seu papel de liderança.

 PÚBLICO ALVO

Líderes, diretores, gestores, gerentes, coordenadores que desejam potencializar, preparar, encorajar e dar suporte a outras pessoas e/ou equipes, tanto em pequenas, médias ou grandes empresas.

 APRENDIZADOS

  • Desenvolver habilidades de gerenciamento e liderança;
  • Compreender como o Coaching pode trabalhar para você e sua equipe;
  • Definir melhores padrões de prática de Coaching;
  • Selecionar modelos apropriados da prática de Coaching para utilizar em seu papel de gerência e liderança;
  • Desenvolver passo a passo o comprovado processo de Coaching no ambiente que este melhor se adapta,
  • Praticar suas habilidades de Coaching em relevantes exercícios de simulação, tendo como referência suas próprias iniciativas;
  • Lidar melhor com alguns dos desafios chaves que o gestor Coach pode confrontar-se.

Aos participantes também será demonstrado como podem aumentar suas habilidades interpessoais e de comunicação, habilidades de resolução de problemas, motivação e auto-confiança. Como consequência,  adquirindo uma melhor coesão da equipe e aprimorando os resultados essenciais, as informações internas da empresa, os recursos, entre outros.

  • Melhora o desempenho (performance) e bem-estar dos seus funcionários, criando um ambiente que promove o aprendizado e o desenvolvimento;
  • Possibilita recursos para que seus funcionários solidifiquem os pontos fortes e desenvolvam as áreas nas quais são mais fracos;
  • Direciona as questões de desempenho (performance)  para que seus funcionários “voltem ao trilho” rapidamente;
  • Constrói relacionamentos baseados na confiança;
  • Promove motivação significativa – compreensão de quais estratégicas motivacionais funcionam, quais as que não funcionam e o motivo;
  • Constrói um nível de competência da força de trabalho alinhado com as metas da organização.

 BENEFÍCIOS

  • Identificar políticas organizacionais, práticas e fatores culturais que dão suporte as bem-sucedidas iniciativas de Coaching;
  • Como “amarrar” o processo de Coaching aos objetivos estratégicos da organização;
  • Obter ricas e poderosas ferramentas e amostra de documentos para organizar, lançar e manter uma estrutura comprovada de Coaching;
  • Como utilizar um placar de medição (scorecard) para avaliar o crescimento e eficácia do Coaching.

ESTRUTURA DO TREINAMENTO

  • Abrangente aprendizagem experimental
  • 30 Módulos – 32 horas de duração
  • 16 horas práticas
  • Cada módulo contém:
    • Objetivo claro definido no início de cada módulo;
    • Múltiplas Atividades de Aprendizagem para promover a participação, tais como: atividades de interação (role plays), discussões de caso, auto-avaliações, entre outros;
    • Anotações ao Facilitador – para conduzir e ter “feedback” das atividades de aprendizagem.
    • Turmas abertas e in company.

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Coaching  – seus elementos centrais (6W’s)
O que não é Coaching
Coaching Educacional – O que dizer para sua equipe
Lista de verificação (checklist) das Habilidades
Coaching e Gerenciamento – Reconhecendo seus pontos fortes como gerência
Coaching Informal – um modelo e quando usá-lo
O kit de ferramentas técnicas (toolkit) do Gestor – e como usá-las
Exercícios –  Prática das Habilidades Coaching
As qualidades críticas e essenciais de um Gestor Coach de Sucesso
Como o Gestor pode utilizar o Coaching Comportamental
O kit de ferramenta (toolkit) do Gestor com Modelos de Coaching Comportamental

Sub-Módulos

  • Coaching é para todos?
  • Quem treinar – Coaching Contratual
  • O kit de ferramentas para avaliação (Assessment Toolkit)
  • Feedback Estruturado e Diretrizes
  • Diálogo Coaching  –  que gera resultado
  • Metas e Mapas de Planejamento de Ação
  • A Primeira (e a Segunda) Sessões de Coaching  – a estrutura e o conteúdo
  • Atuais Sessões de Coaching (Um Ciclo)
  • Como lidar com Crenças auto-limitadoras em um curto espaço de tempo
  • Como trabalhar com Emoções
  • Exercício de observação – habilidades Coaching
  • Como avaliar Coaching
  • As mais recentes Estratégicas de Coaching para Equipes
  • Lidando com algumas possíveis Barreiras ao Coaching
  • Como determinar níveis de Comprometimento e gerenciamento
  • Estratégias para lidar com a relutância do Coachee (aquele que está sendo orientado), etc..
  • A Manutenção do processo – o depois do treinamento
  • Estudos de Casos Relevantes e muito mais.