A formação Líder e Gestor Coach proporciona a todos os gestores, administradores e líderes as habilidades necessárias e a compreensão de como os modelos de Coaching, informal e formal, podem trabalhar tanto para eles quanto para o seu pessoal/equipe.
O programa exerce um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional e para a melhoria dos resultados do negócio. Para atingir o faturamento desejado, para a introdução de novos funcionários, a transição de papéis de liderança, a promoção de acesso a novos cargos, a melhoria em grupos alvos, a aceleração do desenvolvimento dos colaboradores; o Coaching é o processo ideal.
Nesta formação, os participantes aprendem as mais recentes e melhores práticas para construção e desenvolvimento de iniciativas de Coaching, as quais geram resultados máximos e duradouros, tanto para os indivíduos como para as organizações; técnicas estas exclusivas no Brasil, trazidas em parceria com o Behavioral Coaching Institute dos Estados Unidos, instituição de desenvolvimento-científico de referência mundial em processo de Coaching Comportamental aplicado ao meio corporativo.
Nota: De acordo com pesquisa realizada (EWB 2009), mais de 80% das organizações utilizam Coaching para desenvolverem suas equipes. Entretanto, menos de 5% das organizações têm treinado formalmente seus gestores no uso das mais recentes e atualizadas práticas do ambiente Coaching. Constatou-se que as habilidades de Coaching e Mentoring têm se disseminado como algo que gestores “sênior” passam para gestores “intermediários” e estes, por sua vez, para gestores “júnior”. Algumas organizações, apresentam líderes empreendendo alguns cursos curtos (internos e externos) – os Gestores / Líderes têm tipicamente ensinado práticas de Coaching desatualizadas.
OBJETIVOS DO TREINAMENTO
Integração das Habilidades de Coaching no Papel da Liderança.
A liderança transformacional requer novos caminhos para a comunicação, além daquelas já trabalhadas. Para tanto, as habilidades desenvolvidas no Coaching são fundamentais. Este treinamento é desenvolvido para todos os líderes e gestores que desejam incorporar habilidades de Coaching em seu papel de liderança.
PÚBLICO ALVO
Líderes, diretores, gestores, gerentes, coordenadores que desejam potencializar, preparar, encorajar e dar suporte a outras pessoas e/ou equipes, tanto em pequenas, médias ou grandes empresas.
APRENDIZADOS
- Desenvolver habilidades de gerenciamento e liderança;
- Compreender como o Coaching pode trabalhar para você e sua equipe;
- Definir melhores padrões de prática de Coaching;
- Selecionar modelos apropriados da prática de Coaching para utilizar em seu papel de gerência e liderança;
- Desenvolver passo a passo o comprovado processo de Coaching no ambiente que este melhor se adapta,
- Praticar suas habilidades de Coaching em relevantes exercícios de simulação, tendo como referência suas próprias iniciativas;
- Lidar melhor com alguns dos desafios chaves que o gestor Coach pode confrontar-se.
Aos participantes também será demonstrado como podem aumentar suas habilidades interpessoais e de comunicação, habilidades de resolução de problemas, motivação e auto-confiança. Como consequência, adquirindo uma melhor coesão da equipe e aprimorando os resultados essenciais, as informações internas da empresa, os recursos, entre outros.
- Melhora o desempenho (performance) e bem-estar dos seus funcionários, criando um ambiente que promove o aprendizado e o desenvolvimento;
- Possibilita recursos para que seus funcionários solidifiquem os pontos fortes e desenvolvam as áreas nas quais são mais fracos;
- Direciona as questões de desempenho (performance) para que seus funcionários “voltem ao trilho” rapidamente;
- Constrói relacionamentos baseados na confiança;
- Promove motivação significativa – compreensão de quais estratégicas motivacionais funcionam, quais as que não funcionam e o motivo;
- Constrói um nível de competência da força de trabalho alinhado com as metas da organização.
BENEFÍCIOS
- Identificar políticas organizacionais, práticas e fatores culturais que dão suporte as bem-sucedidas iniciativas de Coaching;
- Como “amarrar” o processo de Coaching aos objetivos estratégicos da organização;
- Obter ricas e poderosas ferramentas e amostra de documentos para organizar, lançar e manter uma estrutura comprovada de Coaching;
- Como utilizar um placar de medição (scorecard) para avaliar o crescimento e eficácia do Coaching.
ESTRUTURA DO TREINAMENTO
- Abrangente aprendizagem experimental
- 30 Módulos – 32 horas de duração
- 16 horas práticas
- Cada módulo contém:
- Objetivo claro definido no início de cada módulo;
- Múltiplas Atividades de Aprendizagem para promover a participação, tais como: atividades de interação (role plays), discussões de caso, auto-avaliações, entre outros;
- Anotações ao Facilitador – para conduzir e ter “feedback” das atividades de aprendizagem.
- Turmas abertas e in company.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Coaching – seus elementos centrais (6W’s)
O que não é Coaching
Coaching Educacional – O que dizer para sua equipe
Lista de verificação (checklist) das Habilidades
Coaching e Gerenciamento – Reconhecendo seus pontos fortes como gerência
Coaching Informal – um modelo e quando usá-lo
O kit de ferramentas técnicas (toolkit) do Gestor – e como usá-las
Exercícios – Prática das Habilidades Coaching
As qualidades críticas e essenciais de um Gestor Coach de Sucesso
Como o Gestor pode utilizar o Coaching Comportamental
O kit de ferramenta (toolkit) do Gestor com Modelos de Coaching Comportamental
Sub-Módulos
- Coaching é para todos?
- Quem treinar – Coaching Contratual
- O kit de ferramentas para avaliação (Assessment Toolkit)
- Feedback Estruturado e Diretrizes
- Diálogo Coaching – que gera resultado
- Metas e Mapas de Planejamento de Ação
- A Primeira (e a Segunda) Sessões de Coaching – a estrutura e o conteúdo
- Atuais Sessões de Coaching (Um Ciclo)
- Como lidar com Crenças auto-limitadoras em um curto espaço de tempo
- Como trabalhar com Emoções
- Exercício de observação – habilidades Coaching
- Como avaliar Coaching
- As mais recentes Estratégicas de Coaching para Equipes
- Lidando com algumas possíveis Barreiras ao Coaching
- Como determinar níveis de Comprometimento e gerenciamento
- Estratégias para lidar com a relutância do Coachee (aquele que está sendo orientado), etc..
- A Manutenção do processo – o depois do treinamento
- Estudos de Casos Relevantes e muito mais.